Algo a mais na sua vida. Seja bem-vindo(a)!

Post Top Ad

Post Top Ad

A Arte de Platão.

(por .Fe.Mazi)

Platão, expoente filósofo e discípulo de Sócrates, via a Arte como aquela que esconde a verdade, corrompe e deseduca. Tal pensamento para mim é de certa forma revoltante, mas é necessário contextualizá-lo, para que não haja julgamentos equivocados.


A filosofia platônica explica a origem de nosso mundo através do Mundo das Ideias. Tal mundo se encontra acima do nosso e abriga o Demiurgo, um deus bom que não cria, mas plasma as ideias. Que ideias? As que se encontram no tal Mundo das Ideias. Ali estão a justiça, a bondade, a verdade, a beleza, ou seja, se algo em nosso mundo é bom é porque participa da bondade que existe no mundo das ideias, se alguém é belo, este não é por si mesmo, mas porque participa da ideia de beleza que existe no Mundo das Ideias, e assim por diante.

Sendo assim, nosso mundo é "cópia" do Mundo das Ideias. Fundamentado por sua filosofia, Platão diz que a Arte distancia o homem da Verdade, já que esta é "cópia da cópia". Imitação da imitação.

Além disso Platão prega que o artista quando produz uma obra entra numa espécie de "transe", não estando consciente de suas ações.

Platão nega que a Arte seja dotada de valor em si mesma, mas pode se salvar submetendo-se às regras da Filosofia.

10 comentários:

  1. Esse mundo das idéias é o mundo dos espíritos, da essência do que somos!!!!

    As pessoas precisam descobrir isso!!!!

    E eu, vivo nos dois mundos, em conflito com os dois.

    ResponderExcluir
  2. Ta mais e o das copias???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nosso mundo é o reflexo de nossas intenções, sendo assim a arte nada mas é que a cópia de um reflexo.

      Excluir
  3. ISSO É A ESENSIA DA NOSSA VIDA AGORA SO FALTA TER O ESPIRITO SANTO DENTRO DE VOCE GUERIDOS LEITORES DESSE SITE

    ResponderExcluir
  4. O comentário sobre o nosso inesquessível Platão é simplório. Fico impressionada com a falta de conhecimento erudito entre os nossos jovens... haja vista os comentários completamente sem nexo. Fico refletindo, será que não vivemos de facto em um mundo completamente irreal. Que vivemos as aparências é fato.Mas o que é verdade, dogmas, doutrinas dentro do que chamamos de vida real. Nunca as ideias desse pensador estiveram tão vivas... o que chamamos de civilização da ciência e tecnologia nada mais é, que criaturas completamente alienadas em um sistema viciante e alienante.

    ResponderExcluir
  5. Qual a relaçao entre a compreensao da beleza e a teoria das ideias de platao?

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial