Algo a mais na sua vida. Seja bem-vindo(a)!

Post Top Ad

Post Top Ad

Segundo Freud...

(por .Fe.Mazi)

Segundo Freud, "o propósito de que o homem seja feliz não está contido no plano da Criação." Ou seja, o homem está fadado a ser infeliz ou ao menos, não gozar de uma felicidade plena. No texto Mal-estar na Cultura, publicado em 1930, o pai da psicanálise Sigmund Freud (1856-1939), se pergunta o que os seres humanos querem alcançar na vida e responde que seu objetivo é atingir a felicidade e mantê-la. No entanto, conseguem apenas gozar de uma felicidade momentânea. Só podemos gozar o "contraste", nunca o estado.



Por exemplo, encontramos alguém muito amado e que há muito não víamos, nos sentimos muito felizes com isso num primeiro momento, mas essa felicidade logo se dissipa dando lugar á um sentimento menos intenso. Freud ainda discorre que se os momentos de felicidade são raros, os de infelicidade são bem mais frequentes e isso se dá através de 3 forças:
1- a partir do corpo, que destinado à ruína, não pode evitar a dor e a angústia;
2- a partir do mundo externo, que nos ameaça com suas forças hiper-potentes;
3- a aprtir dos vínculos com os outros seres humanos.

As duas primeiras são facilmente compreensíveis e até inevitáveis, embora possamos amenizar de alguma forma o sofrimento por elas causado. Já a terceira, embora pareça estranha e supérflua, nos enganamos ao julgar se tratar de algo que possa ser facilmente evitado. Segundo Freud, o passo cultural decisivo, no âmbito das relações entre os homens, teria sido a substituição do poder do indivíduo pelo da comunidade.

Em certo momento, o poder do indivíduo passa a ser condenado em vista do poder da comunidade, que se contrapõe a este como "direito". Não mais se pode satisfazer a própria vontade, mas deve-se ouvir a voz da comunidade (sociedade) sobre o que pode ou não se pode fazer. Como consequência, surge uma limitação das possibilidades de satisfação (dos impulsos agressivos e sexuais) que os membros da comunidade até então desconheciam.

Dada a extensão do tema, haverá um segundo post como continuação á este.

Um comentário:

  1. Boa Tarde amei as suas conecções ciêntificas,complementando os sentidos atuais.
    Te espero no meu blog.
    http://neiahop.blogspot.com

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial