Algo a mais na sua vida. Seja bem-vindo(a)!

Post Top Ad

Post Top Ad

Alienar-se dos outros.

(por .Fe.Mazi)

Tenho lido com atenção as reflexões de nossos ilustres visitantes aqui do blog e, por esse motivo resolvi postar sobre um assunto que acredito estar meio que em pauta por aqui.

Normalmente o termo alienado é usado para descrever um sujeito, que encontra-se alheio aos acontecimentos á sua volta. Não sabe da tragédia acontecida, da política nem do tempo, não se informa e não defende nenhuma postura, exatamente porque não tem opinião, consequência da falta de informação. Vive em seu mundo particular e apenas nele.

Pois bem, o problema é que, o que temos visto ultimamente é um efeito quase que inverso, uma alienação no sentido inverso por assim dizer. Graças ao milagre da informação globalizada, chamado Internet, recebemos toneladas de informações, somos de fato bombardeados por ela.

Hoje não mais se pode falar que os jovens não estão informados, que não sabem da política, que não entendem a cultura de outro país. Não, eles estão super informados, muito bem localizados. Mas isso é bom? Ou melhor, há somente pontos positivos nessa "evolução" que a net nos presenteou?

Vejo dois pontos negativos nisso. É impossível digerir tamanha quantidade de informação, ou seja, compreender, assimilar e formar um ponto de vista. Quando começamos a refletir sobre uma informação, 10 outras já estão chegando. É a velha história de quantidade não é qualidade.

Segundo e mais grave ponto. Estamos alienados dos outros, do contato físico, de um beijo, um abraço, um olhar, de "jogar pião na rua". Posso estar sendo extremista, mas as vezes a minha impressão é que em muitos casos, a atividade física de uma criança se restringe ao Nintendo Wii. Recebemos muita informação exterior, mas não partilhamos nosso interior com ninguém. Olhamos no teclado e não nos olhos de alguém ao conversar. Penso que essa alienação seja mais grave do que a falta de informação ou o estar alheio á esta.

6 comentários:

  1. A falta d econtato entre os seres humanos desta geração trará consequencias graves, videogames jamais substituirão uma pessoa, as pessoas se tornam mais ásperas e frias, necessitamos da convivencia para termos uma vida saudável, precisamos criar, brincar mesmo, se sujar, cair, para aprender a andar na vida.

    BLOGdoRUBINHO
    www.blogdorubinho.cjb.net
    www.twitter.com/blogdorubinho

    ResponderExcluir
  2. Eu concordo com você. Mas acho que essa quantidade imensa de informação é relativa porque podemos escolher o que não interessa. O que não me agrada, não leio, deleto. Então, os jovens tornam-se alienados quando se restringem a jogos, orkut, música...
    E esquecem da vida como um todo.
    Por isso, que não consigo paquerar ninguém via msn. Como você disse falta o olhar, o toque... não dá!

    ResponderExcluir
  3. olá Luciano
    primeiro, obrigado pela visita e comentario no meu blog, e mais obrigado ai por linkar meu blog aqui!

    sobre o texto
    a alienação realmente é uma coisa complicada e perigosa
    Marx já dizia sobre a alienação, mas no sentido trabalhista né, governo e tal
    mas concordo contigo quando diz da "alienação moderna"
    todos falam da importancia da informação, que todos devem estar super informados
    mas não adianta nada estar super informado, se você não souber o que fazer com a informação

    do mais
    parabens pelo texto

    ResponderExcluir
  4. obs: vou colocar o banner do seu blog lá no meu tb

    ResponderExcluir
  5. tem posr novo no Jornaleiro
    confira

    http://jornaleirodeplantao.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial