Amigos e amigas, comemoramos no dia de hoje, entre outras coisas, o Dia do Advogado, ou seja, aquele que advoga, que defende, que intercede por outrem. E faz isso dentro do sistema conhecido como judiciário, que pratica a justiça. O advogado então baseia-se na justiça.
Falemos então de nossa estranha amiga, digo estranha pelo fato de que o conceito que temos do que é a justiça parece não proceder na prática da coisa. Não é de hoje que, passamos a aprender ás duras penas, que o mundo teórico é perfeito enquanto só existe na teoria.
De maneira simples, por justiça entende-se o respeito à igualdade de todos os cidadãos. Em Roma, na estátuta da Justiça, são visíveis os aspectos que a devem caracterizar: cega, pois deve ser isenta e imparcial; a balança, pois deve ter discernimento para avaliar as provas apresentadas; a espada, para exercer o poder de decisão.
A realidade tem nos convencido que a venda nos olhos da justiça não foi colocada por ela mesma para se isentar dos lados, julgando todos como iguais, mas sim que ela foi vendada por alguém, e nesse alguém podemos elencar atualmente uma enorme lista de candidatos.
Como entender a lama de corrupção na qual estamos chafurdados? Mais ainda, como fazer algo? Ou melhor, é possível fazer algo?
Esse pequeno post visa angariar comentários, sugestões, ideias, desabafos...... Faça o seu....!
Post Top Ad
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Belíssimo post!
ResponderExcluirA justiça é cega!
A Sociedade é cega!
Precisamos agir rapido e mudar essa situação!
Como? não sei meu borther mas situação é critica!
PS: ganhou um seguidor aqui é la no twiter
abraços