Algo a mais na sua vida. Seja bem-vindo(a)!

Post Top Ad

Post Top Ad

Independer...?

(por .Fe.Mazi)

Hoje iniciamos a Semana da Pátria, culminando com o 7 de Setembro, Dia da Independência. Podemos refletir muito sobre o significado dessa data, o que ela quer dizer e até mesmo se há o que comemorar.

Independência é uma palavra forte, de grande peso. No entanto declarar-se independente não quer dizer que não se precisa de mais nada além de si mesmo, enfim, alguém auto-suficiente. Psicologicamente falando, precisamos do outro e desde tempos remotos o homem vive em grupos, constitui sociedades. Necessitamos do outro, assim como o outro necessita de nós.

Mas existem diferentes formas de dependência. Um filho pode depender de seus pais de muitas formas, mas não é o mesmo que alguém depender de algum medicamento ou droga. Deve-se distinguir dependência de dominação. A dificuldade é que as vezes apenas uma tênue linha separa os dois.

Trazendo isso para nossa pátria, nosso país, vivemos tempos assustadores. Somos fantoches dominados (dependentes não por conta própria) por indivíduos que, por sua vez parecem ser também marionetes de outros, e o topo da pirâmide parece esmagar cada vez mais sua base, esquecendo que é exatamente a base que sustenta o topo. Nós comemos a lavagem da hipocrisia, e ainda temos que fazer cara de quem está gostando por que afinal.... temos escolha?

Cito um exemplo trivial aqui. Há um tempo atrás a passagem de trem aumentou, muitos se revoltaram, muitos pegavam o trem amaldiçoando e xingando os governantes, mas no final o que aconteceu? Continuamos pegando o trem e eu continuo sendo esmagado entre os usuários na segunda-feira de manhã.

É apenas um exemplo, pode-se projetá-lo em muitas outras situações. E eu não cito isso pra dizer que temos que fazer algo, por que sinceramente não sei se é possível fazer algo. O governo deveria temer o povo, mas é o inverso que acontece.

É ridículo o diagnóstico dos 3 pilares da sociedade: saúde, educação e segurança. Tais palavras perderam seu significado. Fazer uso deles virou uma utopia. O povo não sonha mais, viraram uma massa que é constantemente moída pra retirar o que já não se tem mais, como uma cana que já passou pela máquina muitas vezes e não dá mais suco, mas ainda assim continua sendo moída.

Há muito o que falar, há muito o que reclamar, mas fazê-lo seria chover no molhado. Termino perguntando-nos: Quem pode declarar a Independência? Quem no dia 7 de Setembro poderia de fato comemorar a Independência? Alguém?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial