Algo a mais na sua vida. Seja bem-vindo(a)!

Post Top Ad

Post Top Ad

O fracasso do Dia Mundial sem Carro

Na última terça-feira (22) tivemos o Dia Mundial sem Carro, que infelizmente não ocorreu como esperava-se deste Movimento que tinha por objetivo retirar das ruas os carros que são utilizados diariamente e que poderiam ser poupados. A Manifestação seria uma ótima maneira de mostrar ao mundo que a mudança é necessária e que é possível utilizarmos de modo eficiente o transporte coletivo. 


Em prática, a medida não funcionou e em um dia chuvoso na cidade de São Paulo existiam já às 8h da manhã cerca de 80km de congestionamento. Crê-se que o maior problema desta medida foi a ineficácia do transporte coletivo nas grandes cidades que possuem meios de movimentação saturados, nada pontuais e, no caso de algumas cidades, em estado deplorável. Para que esta medida funcione é fundamental que haja transpostes coletivos de boa qualidade para que funcionem como medida alternativa de transporte em um dia útil.


A medida seria muito viável se experimentada anteriormente em um fim de semana ou algum dia de menor movimento, talvez esta medida também devesse ser melhor diculgada pela mídia que comanda a diulgação de eventos em nosso país.


A medida é ótima, entretanto, deve ser melhor pensada e analisada para acontecer. Pelo lado bom, esta pode ser a primeira de muitas manifestações que conscientizem a população a respeito dos Impactos Ambientais causados por todas as ações humanas. Nos próximos anos, poderemos ter o Dia Mundial sem Fábricas, sem Descartarmos Plásticos ou até o Dia Mundial da Reciclagem. Quem sabe um dia teremos um mundo melhor e consciente.  

2 comentários:

  1. Olá, gostei muito do seu blog, o meu é de Cultura e Arte no interior da Bahia (Recôncavo Baiano).
    Ah! visita o meu, ok?
    E fica amigo!
    Valeu!

    ResponderExcluir
  2. quem sabe não teremos mais pra frente o dia mundia sem corrupção? mas eu acho que não deu certo o dia mundal sem carro pela falta de divulgação ou até mesmo pelos transportes publicos em pessimo estado, aqui na minha cidade alem da passagem ser cara, sempre atrasa e quase sempre quebra, ai muito logico que vão preferir o carro, acho que uma melhoria nos tranportes publicos, uma melhoria nas ciclorvias não iria matar ninguem.
    abraços.

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial