Algo a mais na sua vida. Seja bem-vindo(a)!

Post Top Ad

Post Top Ad

A vermelhidão do vermelho.

(por .Fe.Mazi)

O cenário das Artes Plásticas sempre foi caracterizado pelo protesto, pela polêmica. Os movimentos surgidos ao longo da História, nos mostram que dificilmente um movimento era aceito pacificamente ao inaugurar sua "nova forma" de ver o mundo. Somente para mencionar os mais recentes, assim foi com o Cubismo, com o Impressionismo, com a era da Arte Moderna. Enfim, o estranhamento por parte do público sempre permeava o surgimento de um novo movimento.

Presenciamos atualmente a era Contemporânea das Artes Plásticas, marcada mais do que nunca, pela polêmica de seus artistas. É uma era de muita riqueza, de novos experimentos e técnicas, de quebra de tabus e protesto. Mas penso que, talvez em algum ponto depois do início dessa contemporaneidade, a proposta tenha se perdido.

Voltando aos primórdios da Arte Contemporânea, observamos artistas como Andy Warhol, Marcel Duchamp trazendo propostas bem definidas como o ready made, mas ao que parece a era do "tudo é arte" chegou á um certo extremo. Qualquer tentativa de definir parâmetros é violentamente repudiada sob o argumento de que a liberdade do artista deve estar acima de tudo. Não se pode prendê-la, podá-la.

Tive um excelente professor na Faculdade que dizia que em algum momento a Arte Contemporânea se perdeu, chegando hoje a questionar coisas como "A vermelhidão do vermelho". E o que isso nos traz? O que nos acrescenta?

Uma amiga me contou um episódio ocorrido numa exposição que visitava. Uma mulher se aproximou de um toco de madeira colocado no salão e cansada, se sentou, quando de repente um homem chegou e lhe disse: "Com licença, mas você está sentada em minha obra." A mulher desconcertada se levantou e saiu.

A partir deste episódio infame, eu questiono se a "culpa" recaí sobre o povo, que não é artisticamente alfabetizado ou sobre o tempo que vivemos nas Artes. Qual será o destino dessa Arte, mais ainda, qual sua função junto á sociedade?

2 comentários:

  1. Hoje em dia tudo pode ser considerado arte e infelizmente isso está virando sinonimo de ignorancia. Apesar de tudo, temos artistas maravilhosos!

    http://cerebro-musical.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. cara eu acho que não é o povo que não entende o que é arte mas sim os proprios artistas, eu acho que virar artista não é só catar uma garrafa de cerveja, quebra-la e dizer que a garrafa representa a humanidade que em algum ponto se quebrou, ou que a ruina do mundo etc. tambem acho de certa forma ridiculo aquelas pessoas que pagam milhoes de reais por um quadro com 3 riscos azuis, pra mim arte é uma paisagem bem pintada ou fotografada, uma cidade etc. não riscos,rabiscos,e pinceladas aleatorias.
    http://infortunio-dark.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial