Algo a mais na sua vida. Seja bem-vindo(a)!

Post Top Ad

Post Top Ad

Estudantes de SP terão caderno do aluno para acompanhar aulas

Olá pessoal, tudo bem? Peço desculpas pela demora em postar por aqui.

É, parece que o governo de SP decidiu dar mais uma mexidinha na educação para mostrar que trabalha. A partir de março de 2009 (praticamente um mês após o início das aulas nas escolas estaduais), os estudantes começarão a receber o Caderno do Aluno, que será composto de exercícios, mapas, tabelas, etc.
De acordo com a secretária de Educação de SP, a medida irá "organizar o tempo didático do professor, porque o professor terá muito mais tempo para interagir com o seu aluno, que não vai precisar ficar copiando todo o conteúdo da lousa".
Na minha opinião, é uma boa iniciativa, mas não para a estrutura da educação do estado. Primeiro deve-se qualificar melhor os professores (a fim de que aqueles 3000 que tiraram ZERO na prova, tenham chances de obter uma nota um pouquinho maior e adequada à um ser humano que tem como objetivo transmitir conhecimentos). Tenho certeza de que aqueles professores despreparados irão apenas pedir aos alunos que façam os exercícios desse caderno. E o objetivo real (interação com os alunos) dificilmente acontecerá.
Então já passou da hora de nossos governantes valorizarem o trabalho do professor, que hoje é visto de forma humilhante, ganhando salários ridículos. Primeiro vamos valorizar o professor, depois vamos pensar em criação de materiais. Aposto que se isso for colocado em mente, grande parte do problema já será resolvido.

Um abraço,
de um estudante de Licenciatura em Química, inconformado com a educação do país.

2 comentários:

  1. Ótimo artigo....! Sabe, algumas atitudes podem ser comparadas ao fato de uma pessoa ter no teto de sua casa uma goteira e, ao invés de consertar a goteira, fica enxugando o chão embaixo dela...rss..... esta historinha ilustra bem a atitude do Estado quanto á educação!
    Acredito mais do que nunca que os professores deveriam ser como que bússolas a apontar o norte da vida de seus alunos, mais do que ensinar fórmulas, equações e localizações geográficas eles deveriam transmitir conhecimento para a vida, amenizar a angústia de adolescentes perdidos dentro de si mesmos...
    Mas para que uma bússola aponte o norte para os outros, deve primeiro saber onde esse norte está. Os professores precisam ser valorizados como pérolas do conhecimento, precisar primeiro entender suas angústias para amenizar a do próximo.....!
    Valorizemos nossos educadores!

    ResponderExcluir
  2. Concordo que os educadores devem ser valorizados, pois tem a difícil missão de transmitir conhecimento a pessoas que, muitas vezes, estão desinteressadas.

    Quanto aos "Cadernos Do Aluno", eu acho que são apenas uma estratégia do governo para atingir uma melhora (mesmo que superficial) na Educação, que ,atualmente, tem deixado muito a desejar...

    Espero que este novo material seja utilizado de maneira produtiva, para que nós possamos nos orgulhar da educação do nosso país...

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial