Algo a mais na sua vida. Seja bem-vindo(a)!

Post Top Ad

Post Top Ad

Educação no século XXI

(por Luciano Silvestre)

Orkut, MSN, YouTube, Google. O século começou cheio de novidades e manias. Informações borbulham nos sites. Milhões de usuários diariamente. Seja bem-vindo(a) ao mundo da tecnologia.

Com todas essas ferramentas nas mãos, era impossível o comportamento dos estudantes não mudar. Hoje eles passam horas na frente de um computador, seja em sites de relacionamento ou fazendo pesquisas, de preferência no Wikipedia.

A tecnologia também entregou aos educadores, além de novas ferramentas, um grande desafio: educar de maneira que as inovações tecnológicas sejam usadas na sala de aula e promover a interatividade entre os alunos. O maior problema é que uma minoria de escolas está começando a entrar na era digital e uma maioria de professores não está adaptada às inovações.

O papel do professor, no entanto, não deixou e, dificilmente, deixará de ser essencial. Mas assim como já encontramos um novo aluno, devemos formar um novo tipo de professor, que se adeque à este perfil de aluno.

Para o novo professor, será indispensável o conhecimento das tecnologias. Criatividade também será essencial, para produzir materiais e conteúdos que despertem o interesse de seus alunos. Acabou aquela coisa de matéria no quadro e depois listas e mais listas de exercícios. É necessário interagir.

Mas, para que toda essa realidade se apresente de maneira uniforme nas escolas, cabe ao nosso governo, investir na infra-estrutura das escolas e promover cursos de especialização para os professores. Vale a pena esperar pra saber onde chegaremos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial