Algo a mais na sua vida. Seja bem-vindo(a)!

Post Top Ad

Post Top Ad

O Niilista.

(por Fe. Mazi)

Pode-se definir o Niilismo como ausência de valores absolutos, em outras palavras, cada um faz o que considera satisfatório e prazeroso para si mesmo.

O filósofo alemão Friedrich Nietzsche (1844 - 1900), se intitulava o profeta do Niilismo, e dizia que este iria predominar o governo do século XX. Para ele, a democracia era uma forma medíocre de governo. O governo dos fracos.

Num certo sentido, o que Nietzsche profetizava, aconteceu. Pouco depois de sua morte, nasceu o Nacional Socialismo (Nazismo), que pregava a superioridade de uma raça superior, a raça Ariana.

Mas isso não ficou no passado. Somos testemunhas de que em nosso país, o que rege as coisas é a lei do mais forte, e não a moral ou a ética. Aliás, o que são essas coisas mesmo? Somos observadores do grande e sorrateiro Niilismo moderno. E ele está presente no campo social, estatal, político, privado, enfim, permeia nosso campo de existência.

Citava no artigo "O Agnóstico", o Niilismo privado, onde as pessoas simplesmente gozam da vida, o máximo possível, vivendo segundo um consenso inquestionável. No Niilismo "público", por assim dizer, vemos valer a lei do poder. E nossa mentalidade vem sendo educada desde criança, ao sermos bombardeados com a máxima da atualidade: "Pise pra não ser pisado!" - Nesse mundo é assim filho.

O importante é possuir. Interessante observarmos como a situação parece se voltar contra aqueles que pensam mandar em sua própria vida. Estes criticam os que ainda se fundamentam em algum valor, lhes rotulando de intolerantes e menosprezando sua postura ao negar a participação em determinada situação, já que para eles o certo ou o errado é só uma questão de convenção e concordância das partes. Pois bem, ao agirem assim se tornam nada mais do que vítimas da ditadura do poder, agindo conforme o consenso ditado pelos "mais fortes". Seguem como gados caminhando para o matadouro, guiados por seus benevolentes donos, que ditam seu modo de agir. E o mais triste, fazendo-os acreditarem que estão escolhendo os caminhos que trilham.

Passemos a questionar, diante do Carpe Diem que nos é oferecido diariamente. "O melhor é não pensar, pois isso angustia. O melhor é aproveitar."

3 comentários:

  1. bacana seu blog gostei,quando der visite o meu www.palavrasarteblablabla.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. OI aceitamos sim fazer parceria basta add meu link ou banner e me manda um comentario avisndo que ja add e faço o mesmo ok

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial