Algo a mais na sua vida. Seja bem-vindo(a)!

Post Top Ad

Post Top Ad

A ganância humana

(por Luciano Silvestre)

Se paramos para analisar a história da vida humana veremos que o espírito ganancioso foi e ainda é um fiel companheiro de todos nós.

Mas como tudo tem seus prós e contras, com a ganância não é muito diferente. Já imaginou se até os dias de hoje, em pleno século XXI, tivéssemos que fazer fogo com dois pedacinhos de madeira? Parece que nesse ponto o espírito de querer ser sempre melhor nos ajudou. A ganância, por um lado, ajudou o homem a descobrir coisas antes nunca imaginadas. Veja a bomba atômica, por exemplo.

A vontade de ter cada vez mais coisas e ser melhor do que o próximo, fez com que o ser humano se tornasse um "cego que enxerga". Para entender melhor toda esta história, recomendo que leia o livro de José Saramago, "Ensaio sobre a cegueira". Ou assita ao filme também.

Com o casamento perfeito entre ganância e capitalismo, a sociedade chega aos dias de hoje um pouco desconfigurada, como se diz na linguagem dos computadores: de um lado temos tecnologias impressionantes que não acabam mais; e de outro... bem, você já deve saber: fome, miséria, violência, desigualdade social e por aí vai.

Poderiam para um pouco de pensar em criar novas tecnologias e olhar para algo um pouco mais importante e essencial: o próprio ser humano.

2 comentários:

  1. Muito bem colocado seu artigo...Um contraponto bem interessante...Parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mas o mundo e maravilhoso porem é que tem muita gente para dividir na cadeia alimentar vai sempre ser assim até o fim de cada ser vivo ok, esta é a verdade que ninquem tem coragem de fala,adeus

      Excluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial