Algo a mais na sua vida. Seja bem-vindo(a)!

Post Top Ad

Post Top Ad

Malthus e a educação

(por Luciano Silvestre)

O economista britânico Thomas Malthus (1766-1834) já dizia que a população cresceria em uma escala geométrica enquanto a produção de alimentos em escala aritmética. Felizmente isso não acontece, mesmo com aqueles milhares que passam fome no mundo. Neste texto, convido-te a transportar a teoria de Malthus para a Educação, em especial a brasileira.

Sabe-se hoje que o déficit de professores no Brasil é enorme. Somente no Estado de São Paulo faltam mais de 245 mil professores. E a demanda de alunos continua crescendo, a passos largos. Todos sabem do problema, mas pouco fazem para resolvê-lo. É raro encontrar um aluno que acabou de sair do ensino médio falando que vai ser professor.

Desrespeito com a classe, falta de reconhecimento e salários baixos pesam na hora de ser professor. É praticamente certo que daqui pra frente (se tudo continuar como está) só será professor que realmente gosta da profissão, de ter contato com outras pessoas.

Se a falta de professores não bastasse, temos ainda um outro problema: muitos daqueles que atuam na educação estão nela porque não têm outra opção. Logo, é provável que não tevam a profissão tão a sério, como deveriam. Claro que existem suas exceções.

Ser professor é aprender e ensinar, tudo ao mesmo tempo. Na minha opinião, não há nada mais gratificante do que ser reconhecido por seus próprios alunos. Por isso, serei professor, por opção.

Um comentário:

  1. .......Deus lhe abençoe...
    e que vc possa abrir os horizontes de seus alunos....!

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial