(por Luciano Silvestre)
O economista britânico Thomas Malthus (1766-1834) já dizia que a população cresceria em uma escala geométrica enquanto a produção de alimentos em escala aritmética. Felizmente isso não acontece, mesmo com aqueles milhares que passam fome no mundo. Neste texto, convido-te a transportar a teoria de Malthus para a Educação, em especial a brasileira.
Sabe-se hoje que o déficit de professores no Brasil é enorme. Somente no Estado de São Paulo faltam mais de 245 mil professores. E a demanda de alunos continua crescendo, a passos largos. Todos sabem do problema, mas pouco fazem para resolvê-lo. É raro encontrar um aluno que acabou de sair do ensino médio falando que vai ser professor.
Desrespeito com a classe, falta de reconhecimento e salários baixos pesam na hora de ser professor. É praticamente certo que daqui pra frente (se tudo continuar como está) só será professor que realmente gosta da profissão, de ter contato com outras pessoas.
Se a falta de professores não bastasse, temos ainda um outro problema: muitos daqueles que atuam na educação estão nela porque não têm outra opção. Logo, é provável que não tevam a profissão tão a sério, como deveriam. Claro que existem suas exceções.
Ser professor é aprender e ensinar, tudo ao mesmo tempo. Na minha opinião, não há nada mais gratificante do que ser reconhecido por seus próprios alunos. Por isso, serei professor, por opção.
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.......Deus lhe abençoe...
ResponderExcluire que vc possa abrir os horizontes de seus alunos....!