(por Luciano Silvestre)
O relatório “Situação da Infância e da Adolescência Brasileira 2009 - O Direito de Aprender: Potencializar Avanços e Reduzir Desigualdades”, divulgado ontem pelo Unicef diz que o Brasil está bem próximo de universalizar a educação.
Em um país tão grande quanto o nosso, as pessoas que vivem em regiões mais isoladas sofrem para conseguir chegar à escola, fator que leva muitos ao desinteresse pelos estudos. No entanto, o relatório mostra que essas dificuldades estão cada vez menores e que, num futuro próximo, todos terão acesso à educação.
O número de crianças dentro da sala de aula tem crescido significativamente, porém ainda existe uma parte que não frequenta as aulas e, infelizmente, a maioria é negra.
Agora é preciso que seja mantido o mesmo ritmo (ou melhor que este) a fim de realmente acabar com a desigualdade e colocar todos na escola, com condições dignas. Depois disso, o próximo passo é procurar universalizar a educação de qualidade, que considero bem mais difícil do que a simples universalização da educação.
É fácil mostrar que o país deu acesso à educação para todos, difícil é falar das condições que muitos alunos vivenciam nas escolas, como as salas cheias de buracos, etc.
Post Top Ad
Educação universal no Brasil
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário