Algo a mais na sua vida. Seja bem-vindo(a)!

Post Top Ad

Post Top Ad

Consumismo desenfreado

Nesta época do ano, entre Natal e Ano Novo é possível identificar uma das maiores doenças da sociedade atual, o Consumismo Compulsivo. É evidente que o Capitalismo alterou a mentalidade das pessoas de modo que comprar se torna vital, sem nem mesmo precisarmos. "Comprar, comprar, comprar..." é esta a filosofia deste século, sem importar para quê.

As pessoas gastam milhares com roupas, com banquetes imperiais, com presentes mirabolantes e tudo o mais, no entanto se esquecem que pessoas da casa ao lado sofrem por falta de comida e de solidariedade. É irreal esta nossa atitude, é simplesmente desumano. Será que a pobreza e a miséria estão tão distantes de nós a ponto de recusarmos ser solidários?

Não estou julgando a atitude de dar presentes como errada, afinal sou capitalista como qualquer outro e distribuo também presentes no Natal. Entretanto, penso que o consumismo tem chegado ao seu auge e ninguém se depara que estamos nos tornando escravos do Marketing, da Propaganda e de nossa própria vontade.

Podemos mudar este nosso comportamento através de pequenos atos de solidariedade. Se fizermos ao menos uma pessoa feliz nesta época, já alteraremos a nossa mentalidade capitalista por completo.

3 comentários:

  1. É verdade o que disse e claro que a mídia também reforça essa idéia do consumo exagerado .
    O pior é que nossa geração é se torna mais de consumidores do que cidadãos .

    ResponderExcluir
  2. Há muito o Natal perdeu o seu verdadeiro sentido passando a ser somente comercial.
    é preciso que as pessoas refletim um pouco mais a este respeito.

    ResponderExcluir
  3. O marketing e a propaganda fazem coisas muito PIORES do que levar pessoas a esse dito "consumismo": molda seus hábitos, atitudes e gostos. Os "donos do mundo" sabem muito bem disso...

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial