Algo a mais na sua vida. Seja bem-vindo(a)!

Post Top Ad

Post Top Ad

A arte do auto-diálogo!

(por Fernando Maziviero)

Atenção! Atenção! Últimas notícias de nosso querido hospício global..... A sociedade!

O perigo da auto-alienação é iminente! Mas ninguém parece se importar...
Acredito que somos constantemente convencidos, de que somos informados e á par das situações à nossa volta, de que somos aqueles que mandam, que estão no controle!

Um dos significados para “alienação” em nosso pai-dos-burros, (isso tem hífen...??) é simples, curto e eficaz. “Falta de consciência dos problemas políticos e sociais”. Mas quem admitiria padecer desse mal? Oras bolas.....ninguém!
Temos controle de tudo e só fazemos o que fazemos por que queremos. Claro, a situação de estar em um emprego mal remunerado, a política de nosso país e outras muitas realidades exteriores não estão em nosso controle, mas interiormente somos livres, vestimos, pensamos e comemos o que queremos. Será...?

Será que não nos convenceram, com uma lavagem cerebral estilo filmes de alienígenas, e nos fizeram acreditar que somos os reis do pedaço, pelo menos do pedaço que é o nosso eu?
Aliás, alienígena é uma palavra bem interessante pra se aplicar á nós mesmos. Ela não diz respeito somente àqueles pitorescos homenzinhos verdes, que tanto sucesso fizeram num passado não muito distante. Basicamente seu significado é “estrangeiro”, e talvez não o sejamos da sociedade que nos cerca, mas quantas vezes o somos de nós mesmos.

Mas afinal quem nos convence, ou nos convenceu, de todas essas coisas? Bem, haveria muitas respostas..... o modo como a mídia nos mostra o que é melhor, a grande evolução tecnológica que testemunhamos e que nos traz uma enxurrada de informações, mas nenhum tempo para digerí-las, os esteriótipos que nos fazem aprisionar, através de um terrível e superficial processo preconceituoso, as pessoas á padrões pré-formados.......... e por aí vai.....Mas me pergunto, até que ponto somo vítimas?

Bem, mas se alienar-se do exterior parece terrível, o que seria então alienar-se de si mesmo?
Pois bem, o perigo da auto-alienação é de fato iminente! Somos estrangeiros á nós mesmos, não nos conhecemos, apesar de estarmos muitas vezes bem informados do que acontece à nossa volta. Não exercemos a arte do auto-diálogo. Não nos perguntamos sobre nosso medos, angústias e porquês.O requisito básico para iniciar a jornada em direção á liberdade, (pelo menos interior) é auto-conhecer-se. Só assim poderemos afirmar quem somos e porque somos.

Bom diálogo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial