Algo a mais na sua vida. Seja bem-vindo(a)!

Post Top Ad

Post Top Ad

Inclusão digital de quem......?

(por .Fe. Mazi)

Na longínqua época do descobrimento, houve uma "troca de presentes" entre índios e portugueses, nativos e estrangeiros, entre explorados e exploradores por assim dizer. Em àquele choque de culturas, portugueses "generosamente presenteavam" os habitantes daquele belo território, com espelhos, relógios, etc... (ouro até!) os nativos afetuosamente davam-lhe a honra de portar os objetos característicos de suas tribos, colares, adereços, enfim...

Pois bem, o que essa conversa do passado tem a ver com inclusão digital? Talvez o fato de que, o modo como essa inclusão tem sido feita, talvez não esteja incluindo ninguém. Muitas vezes, os computadores nas mãos de pessoas mal instruídas, são como os espelhos e relógios nas mãos dos índios.

Concretamente não se pode entender inclusão, como uma simples alfabetização informatizada do Windows e pacotes de escritório. A pessoa deve compreender aquele complexo aparelho que está á sua frente, afim de que este possa de fato melhorar sua vida, seu dia-a-dia. O que se faz com uma torneira se não há água para escorrer por ela? Muito bem, como pode haver inclusão digital se não há linha telefônica e professores capacitados para ministrarem tal inclusão? Simplesmente não se inclui......!

Desde a década de 90, acadêmicos e especialistas em tecnologia da informação deram início á uma série de debates sobre um quadro preocupante e que pouco mudou, países subdesenvolvidos e em desenvolvimento, estão perdendo muito por falta de informação. Sem meios necessários e recursos apropriados, tais países deixam para trás um grande leque de opções sobre como aquecer a economia e melhorar os baixos índices sociais.

Deve-se questionar até que ponto uma inclusão acontece realmente, e a relação que esta tem com a própria inclusão social. Quem e como estamos incluindo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial