Algo a mais na sua vida. Seja bem-vindo(a)!

Post Top Ad

Post Top Ad

Planejamento de ensino

(por Luciano Silvestre)

Esta semana, ajudando um aluno da rede pública a fazer uma pesquisa escolar, percebi algo muito interessante no planejamento de aula. Recorrendo ao pai das informações, mestre Google, digitei uma das perguntas do trabalho. Encontrei o resultado, mas também outra coisa: vários alunos, também da rede pública, perguntando sobre o trabalho, em sites de perguntas e respostas, como aquele do Yahoo!.

Visto isso, comecei a pensar no plano de aula da educação estadual. Na minha opinião é inadmissível que todos os alunos (sem exceção) tenham a mesma aula e que devam realizar o mesmo trabalho. Deve-se valorizar o ambiente em que o aluno vive. Do jeito que está estaremos formando cópias de cidadãos que saberão a mesma coisa, sempre.

Este é apenas mais um dos pontos que devem ser revistos na educação brasileira, neste caso, estadual. Também é necessário que professores tenham consciência para ensinar aquilo que tem sentido em uma escola. Por favor Estado, chega de pesquisas sobre o que diferentes raças de cachorros ou gatos têm em comum. É revoltante saber que esse conteúdo é pedido em uma sala de aula, principalmente em forma de pesquisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial