Algo a mais na sua vida. Seja bem-vindo(a)!

Post Top Ad

Post Top Ad

Não deseje a estabilidade.

(.Fe. Mazi)

Comumente nos classificamos em pessoas calmas, nervosas, alegres, e assim por diante. Esse acaba sendo um grande erro. Não existem pessoas ansiosas ou irritadas em todos os momentos, ao contrário do que muitos psicólogos e psiquiatras acreditam. Não existe estabilidade emocional.
Isso porque não há equilíbrio no campo de energia psíquica. Somente mortos seremos estáticos.

Claro, devemos caminhar e nos comportar segundo um certo padrão, senão seremos demasiadamente instáveis e isso poderia desencadear certos problemas. Mas nossa emoção será sempre flutuante.

Não deseje a estabilidade. Ela pertence aos robôs. Eles sim são simplistas e estáveis, incapazes de sonhar, se angustiar, filosofar.... enfim, criar.

Nosso campo de energia psíquica vive num estado contínuo de desequilíbrio e transformação. Por quê um momento feliz ou um momento triste se dissipa?
Porque inevitavelmente a energia psíquica da dor ou do prazer, passa pelo caos (desorganiza-se) e se reorganiza em novas emoções. Impossível interromper o caldeirão de ideias e emoções que fervilha em nós.

Os problemas nunca vão desaparecer, e estes existem para serem resolvidos. Devemos extrair lições de nossas aflições e fazer nosso sofrimento ter sentido.

Há mais de três milhões de pessoas, jovens e adultos, com transtorno do sono em São Paulo. Suas camas se transformam num campo de guerra: A guerra do sono. Levam todos os problemas e todo o lixo social que acumularam durante o dia para a cama. Não aquietam suas mentes e não descansam. O sono não é reparador, não repõe a energia gasta pela hiperprodução de pensamentos.

Pensar é bom, refletir é ótimo, mas pensar demais é um dos problemas que podem destruir a qualidade de vida de alguém.

O homem moderno padece do mal social. Das dez principais causas que têm adoecido o ser humano. sete são sociais. Medo do futuro, da solidão, do desemprego, insegurança.

As pessoas perderam suas defesas emocionais e se tornaram uma fábrica de estímulos agressivos. A educação moderna, apesar de muitas vezes ter ilustres professores, está falida como instituição. Os alunos passam anos e anos conhecendo o mundo exterior, mas são estrangeiros á si mesmo. A escola não os prepara para a vida.

Multiplicamos em nosso século, o conhecimento e construímos as mais diversas e modernas formas de ter acesso á esse conhecimento, mas nunca o ser humano foi tão estressado e desconfortável. Somos vítimas das promessas do séc. XXI.

Nossa meta é a felicidade. Mas ser feliz do ponto de vista psicológico, não é ter uma vida perfeita, mas saber extrair sabedoria dos erros, poesia das desilusões e coragem dos fracassos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial