Algo a mais na sua vida. Seja bem-vindo(a)!

Post Top Ad

Post Top Ad

O fim do vestibular

(por Luciano Silvestre)

No Educação em Destaque de hoje, você confere um resumo sobre as principais mudanças que o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) sofrerá este ano. A proposta feita pelo ministro da educação, Fernando Haddad, quer que os vestibulares da universidades federais sejam substituídos por um novo ENEM. Você também pode votar na enquete do nosso blog. Sua opinião é bem-vinda.

A prova
Antes uma única prova, constituída de 63 questões e 1 redação. No novo modelo serão 4 provas com 50 questões cada além da redação. Serão aplicadas em 2 dias, provavelmente 3 e 4 de outubro.

As perguntas
O ENEM sempre centrou-se em habilidades como raciocínio lógico e interpretação. Agora será cobrado o conteúdo, presente em vestibulares tradicionais. O candidato deverá aplicar este conteúdo para resolver situações.

As disciplinas
Divididas em 4 áreas: linguagens e código (língua portuguesa, inglês e redação), ciências humanas (geografia e história), ciências da natureza (biologia, física e química) e matemática. As questões serão interdisciplinares, ou seja, o aluno poderá encontrar na mesma pergunta cobrança de conteúdo de mais de uma matéria.

Como se preparar?
O programa ainda não foi divulgado, mas estima-se que a prova será parecida com o vestibular da Unicamp.

3 comentários:

  1. hummm... mas, no fim das contas, vai melhorar ou piorar o famigerado sistema de seleção de candidatos que é o vestibular??? Li uma matéria completa na revista VEja desta semana, e ainda não consegui tirar uma conclusão a respeito.

    De qq forma, o texto ficou muito bem explicado, cara!

    E valeu pela visita e comentário no meu blog de tirinhas VIDAMONGA. Sempre que quiser aparecer lá, fique à vontade o/

    Abraços o/

    ResponderExcluir
  2. O ruim será a competição nacional.

    Os estudantes do sul/suldeste, vão deitar e rola no pessoal do nordeste/norte.

    ResponderExcluir
  3. Como licenciado atuante sei que a educação brasileira é falida pedagogicamente como um todo, salvo algumas exceções. O sul e sudeste não darão um banho no nordeste. Apesar destas regiões terem as faculdades mais vistas do país, o nordeste tem ótimos indices qualitativos de faculdades, nos diversos níveis, coisa que pode ser vista nos vestibulares, que não valorizam apenas o mecanicismo (algo presente no sudeste), mas sim o raciocinio e a pratica diária. Dá-lhe nordeste!!!!

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial