Algo a mais na sua vida. Seja bem-vindo(a)!

Post Top Ad

Post Top Ad

A super-estrutura.

(.Fe.Mazi)

Karl Marx (1818-1883), filósofo alemão, cunhou o termo "ópio do povo", aplicando-o á religião. Seu pai era judeu e educou-o com a leitura de filósofos iluministas, como Diderot, Voltaire e Rousseau. Posteriormente sua família converte-se ao Cristianismo por conveniência. O socialismo de Marx nada mais é do que uma decorrência do seu ateísmo. Um ateísmo político-social. Antes de Marx já existia o socialismo, mas foi ele quem lhe deu uma base econômica mais séria.

O termo ópio do povo se refere ao fato de que, para Marx, a religião era nada mais que um anestésico, que aliaviava as dores da humanidade causadas pela opresão econômica. Esta servia ao seu propósito somente enquanto não houvesse uma ascensão do proletariado. "É preciso transformar os cidadãos do céu em cidadãos da terra." - dizia.

Para exemplificar sua teoria, comparava a ascensão do trabalhador á uma construção. Há a estrutura da casa que está sendo construída, e há a super-estrutura, que dá suporte, que ampara enquanto a estrutura não tem força por si mesma. Assim que a estrutura da casa conseguir se sustentar, a super-estrutura é descartada, não mais necessária.

A religião de fato, pode se tornar o ópio manipulador do povo, mas será que é de sua essência servir de mero anestésico? Ou será que o homem transformou a religião em ópio? A religião é alienante? Qual o papel da fé? Seria ela necessária tanto aos ricos quanto aos necessitados?

A história coloca á nosso dispor um grande acervo, para que possamos nos questionar, fazendo uso dos questionamentos do passado.

Conhece os outros aquele que pergunta aos outros, conhece-se a si mesmo aquele que se questiona.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial