Algo a mais na sua vida. Seja bem-vindo(a)!

Post Top Ad

Post Top Ad

Sinais da esperança.

(por .Fe.Mazi)

Há sempre uma flor a insistir em desabrochar em meio á aridez do deserto. Nem tudo é trevas afinal. Temos o costume de criticar tanto, que ás vezes esquecemos de observar os raios de sol que transpassam tais trevas.

Ontem no Jornal Nacional, houve uma matéria muito interessante que acho digna de ser citada aqui. Foi mostrado como a tecnologia, quando bem usada, pode beneficiar muitos.

No interior do Amazonas, uma antena rompeu o isolamento de cinco séculos e deu início á uma nova maneira de aprender. São aulas de Educação Física que são transmitidas ao vivo: Professores em um estúdio em Manaus, alunos em 16 municípios do interior do Amazonas.

A tecnologia está permitindo á muita gente, 16 mil professores em cinco anos no Amazonas. Professores de ensino básico que só tinham o nível médio. De fato, o método á distância têm beneficiado muitos. Pessoas que só podiam sonhar com um ensino superior, agora vêem seu sonho virar realidade.

No Brasil, já são mais de 2,5 milhões de estudantes de educação a distância. O avanço tecnológico foi o fermento dessa revolução.

“Computador, internet, multimídia. Essas novas tecnologias vêm a somar com a necessidade da sociedade de atualização de conhecimentos, e de forma mais conveniente. A escola ou a universidade vem até elas e não vice-versa”, explicou Fredric Litto, presidente da Associação Brasileira de Educação a Distância.

A educação a distância surgiu no século XIX. Com 150 anos, a University of London é a pioneira. Tem 40 mil alunos em 180 países. Produziu cinco prêmios Nobel. O mais ilustre, o ex-presidente da África do sul, Nelson Mandella, fez o curso de Direito por correspondência na prisão.

Na Segunda Guerra Mundial, soldados americanos já estudavam a distância. “Foi no pós-guerra, com a necessidade de formar profissionais rapidamente para que dessem conta de reconstruir os países da Europa, principalmente, que a educação a distância teve um grande impulso”, lembrou Beth Almeida, professora de Tecnologias na Educação (PUC/SP).

Saibamos apreciar tais iniciativas. Grandes exemplos em pequenas atitudes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial