Algo a mais na sua vida. Seja bem-vindo(a)!

Post Top Ad

Post Top Ad

Os princípios da boa educação

(por Luciano Silvestre)

A educação no Brasil está indo de mau a pior e ninguém se prontifica a investir em recursos (eficazes) para melhorá-la. E também não vai ser mudando sistemas de avaliação e grades curriculares que iremos conquistar um ensino de qualidade. Promessas demagógicas também não surtirão muitos efeitos a favor da educação.

Hoje discute-se tantas propostas para melhorar o sistema de ensino, mas pouco se lembra dos elementos fundamentais para se ter um ensino digno e de qualidade: professor bem remunerado, motivado e capacitado; infra-estrutura adequada para um local de formação de cidadãos; alunos motivados e interessados. E a explicação para todos esses elementos é muito fácil. Comecemos pela infra-estrutura.

A partir do momento que temos um local apropriado para ser uma escola, a educação já está começando a melhorar. Salas de informática (que funcionem) e laboratórios para a realização de atividades práticas são bons exemplos. Assim, o professor começa a dispor de recursos para fazer uma aula diferenciada e mais dinâmica, facilitando a aprendizagem.

Também não adianta muito ter uma excelente estrutura mas professores completamente desmotivados e despreparados para entrar em uma sala de aula. Logo, é também necessário investir na qualificação desses profissionais, que muitas vezes precisam lecionar três turnos para receber um salário que lhê de um pouco mais de conforto.

Por último, conciliando os dois elementos citados acima, estão os alunos, motivados e interessados. Mas este problema não deve ser muito difícil de resolver, como muitos imaginam. Crianças e adolescentes procuram experiências novas, que lhes deixem curiosos, interessados. Tendo uma infra-estrutura e professores capacitados, teremos como resultado aulas diferentes. Finalmente sairemos do sistema livresco. O aluno, não acostumado a isso, despertará interesse pela aula.

O investimento na infra-estrutura também é importante para que o aluno não se contente facilmente, já que hoje muitos escolhem a faculdade pelo fato de ela parecer um shopping center: escadas-rolantes, praças de alimentação, salas de ginástica e por aí vai... O aluno, se tiver uma boa infra-estrutura na escola, não ficará encantado e hipnotizado por instituições assim.

Ao fim de tudo isso teremos uma boa educação, com certeza um pouco melhor do que a atual. Somente nesse momento, teremos o direito de modificar ENEM, vestibulares e o que mais hoje se julga necessário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial