Algo a mais na sua vida. Seja bem-vindo(a)!

Post Top Ad

Post Top Ad

Apologia á Natureza!

(por .Fe.Mazi)

Celebra-se hoje o Dia Mundial do Meio Ambiente e claro, este blog não poderia ficar de fora desse evento. Fazemos aqui nossa apologia á Natureza.

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi instituído pela ONU em 1972. A data remete á abertura da primeira conferência sobre o assunto, em 5 de Junho daquele ano, em Estocolmo (Suécia). A cada ano é comemorado em uma cidade. Em 2009, a escolhida foi a Cidade do México. O tema é: "Seu planeta precisa de você! Unidos para combater as mudanças climáticas."

De um modo geral Meio Ambiente é um conjunto de forças e condições que cercam todos os seres vivos e coisas em geral. Dentro disso existe o aspecto ecológico do Meio Ambiente, bem como o aspecto cultural, entre outros.

Muito se fala e muito se sabe sobre a triste realidade a respeito da Natureza, realidade essa que tantas vezes presenciamos indiferentes. Falar aqui sobre o quanto de fato o Governo Lula, que em seu início levantou a bandeira de conter o desmatamento, tem feito, ou citar a pesquisa do Datafolha que mostra que os brasileiros culpam sobretudo madeireiros e fazendeiros pelo desmatamento, ou ainda dizer que tudo gira em torno de um jogo de interesses milionários é chover no mohado. A impunidade sob todas as formas assola nosso país.

Claro, existem inúmeras iniciativas de proteção e recuperação do Meio Ambiente por meio de Ongs e até mesmo iniciativas particulares. Isso deve ser citado. Mas faço aqui uma apelação diferente.

Há alguns anos atrás participei de um programa de capacitação oferecido pela Reserva Biosfera do Cinturão Verde de São Paulo, ligada á Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, programas vinculados á UNESCO. Me pergunto até hoje, como eu, com minha formação artística fui cair nisso! A verdade é que foi de muito proveito pra mim. A ideia desse projeto era implantar um programa de capacitação profissionalizante, para jovens numa das comunidades locais. Tal projeto por inúmeros motivos se mostrou depois um tanto desestruturado. Infelizmente.

Cito isso aqui por que em nossa capacitação, ao mesmo tempo em que tínhamos contato com os programas da UNESCO de conservação da Biodiversidade e promoção do desenvolvimento sistentável, tínhamos contato com o "Meio Ambiente" que somos nós.

Não por acaso o auto-conhecimento era um assunto sempre em pauta. Enquanto não houver uma revolução de consciências, continuaremos a chafurdar na lama das reclamações e lamentações sobre nosso governo, sobre os milhões em jogo, sobre os rumos da Amazônia, enfim... Pequenos gestos podem sim alcançar grande visibilidade e obter grandes impactos. O Homem é o próprio Meio Ambiente que se destrói, que se auto-degrada. Saibamos motivar aos outros e á nós mesmos sobre nossa postura. Precisamos estirpar o doce veneno do anestesiamento que corre na consciência dos Brasileiros. O papel jogado na rua inconscientemente pode ser uma extensão da serra elétrica ou mesmo do carbono negro espalhado sobre a atmosfera. Não podemos mais desacordar todos os dias para essa realidade!

Um comentário:

  1. "Precisamos estirpar o doce veneno do anestesiamento que corre na consciência dos Brasileiros". Essa frase diz simplesmente tudo. Parabéns pelo texto, Fernando!

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial