Algo a mais na sua vida. Seja bem-vindo(a)!

Post Top Ad

Post Top Ad

A arte de sofrer.

(por .Fe.Mazi)

O ato de criar é próprio da raça humana. Muitos fatores constituem o complexo processo criativo. Destaco aqui um dos elementos que fundamentalmente compõem os acordes da orquestra criativa: o sofrimento.

"O sofrimento é a fonte da criatividade." - frase ilustre do filósofo Arthur Schopenhauer, ilustra bem os rumos do processo criativo.

O artista, seja qual for a sua arte, é aquele que vê o mundo pelo prisma da Arte, e isso não é romantismo vazio. Arte é um jeito diferente de enxergar o mundo, e não se separa o artista do homem. Não é possível ser artista em determinados momentos e deixar de ser em outros.

A dor, a derrota são matérias-primas, oprotunidades de interpretação. Onde o homem muitas vezes pára, o artista vê além, não pára na dor mas extrai arte dessa dor. Sendo assim o sofrimento torna-se porta e não parede.O sofrimento de um modo geral, uma perda, uma derrota, uma frustração enfim, pode ser fértil ou infértil. O artista deve ser aquele que semeia a criatividade com o adubo do sofrimento.

Da mesma forma é necessário enxertar arte em nosso cotidiano, e olhar o mundo através da arte não é privilégio daquele que pinta, desenha ou esculpi. É muito mais atitude interior, tornar-se um artista da vida, na vida e assim transformar a vida em arte, fazendo até mesmo do sofrimento fonte de inspiração.

"A arte da vida consiste em fazer da vida uma obra de arte." - Mahatma Gandhi.

3 comentários:

  1. Ja dizia um velho amigo e mentor...
    O Sofrimento evolui o homem sem a dor não ha crescimento.

    ResponderExcluir
  2. É isso ai!!!

    Visite-me se puder
    http://theocho888.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. de tudo em nossa vida tiramos um aprendizado .
    Evoluimos sempre , aprendemos
    sempre . Na alegria e no sofrimento . As vezes e preciso passar por dificuldade para aprendermos para darmos mais valor a certas coisas que estão na nossa cara e não vemos .

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial